top of page
  • Instagram
  • Facebook

@institutoecocult

Instituto Ecocult, exposição da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult com Comunidades Criativas
Instituto Ecocult, exposição da Escola do Pirambu

A Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva

O Centro Cultural Belchior abriu suas portas para celebrar a riqueza da nossa escola com a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”

Instituto Ecocult, logo da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, logo da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, logo da Escola do Pirambu

A Escola do Pirambu é mais do que um espaço de arte; é um legado cultural profundamente enraizado na história de Fortaleza, criado a partir da inspiração do renomado artista Chico da Silva . Com suas composições fabulosas, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, transformando mitos e animais fantásticos em expressões artísticas que conquistaram o reconhecimento nacional e internacional. Entre suas conquistas mais notáveis, está a menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.

O projeto da Escola do Pirambu nasceu com o objetivo de preservar e perpetuar essa herança artística única. Através da curadoria de Flávia Muluc e dos artistas discípulos de Chico, como Babá , Chica da Silva , Claudionor , Ivan , e Garcia , a escola promove exposições, workshops e diálogos culturais que celebram as raízes da arte popular e a originalidade dessa vertente artística.

Com o apoio do Instituto Ecocult e de diversas instituições culturais, a Escola do Pirambu se destaca como um ponto de encontro para artistas, críticos de arte e o público em geral, fomentando descobertas, diálogos e novos olhares sobre a arte visual no Brasil. O projeto também contém seminários e lançamentos de catálogos bilíngues, ampliando o alcance da herança deixada por Chico da Silva e seus discípulos.

Foi década de 1960 que Chico da Silva fundou a Escola do Pirambu. Após abandonar seu cargo na Universidade Federal do Ceará (UFC), Chico seguiu seu coração e abriu seu “ateliê” que logo cativaria parte da juventude local, atraída pela sua arte.

Com isso, a Escola do Pirambu rapidamente se tornaria uma experiência de arte coletiva extremamente importante pois, além de oferecer um espaço de formação e produção artística, passaria também a gerar renda e difundir a cultura da comunidade que retribuiria, provocando mudanças significativas na pintura de Chico através dos seus moradores que logo comporiam a escola e incorporariam a ela parte dos estilos e temáticas que desenvolveriam ali.

Entre os artistas que integraram a Escola do Pirambu estavam Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva) – filha de Chico da Silva –, Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes). Cada um trouxe sua própria visão e criatividade, contribuindo para a riqueza e diversidade da escola.

Dito isso, torna-se importante ressaltar que a Escola do Pirambu não foi apenas um local de aprendizado e criação, foi também um movimento que transformou histórias e revitalizou a arte popular. Graças a isso, o legado de Chico da Silva e dos artistas da Escola do Pirambu continua vivo, inspirando novas gerações e destacando a importância da arte enquanto sopro de beleza e vida.

Instituto Ecocult, arte da escola do Pirambu
Instituto Ecocult, Garcia da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, Ivan da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, Claudionor da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, Baba da Escola do Pirambu
Instituto Ecocult, Chica da Silva da Escola do Pirambu

Estamos profundamente gratos pelo apoio e entusiasmo de cada um de vocês que vieram apreciar e celebrar a rica história da Escola do Pirambu. Foi uma honra ter podido compartilhar esse legado cultural com todos vocês.

Sua presença e participação fizeram dessa exposição um verdadeiro sucesso! Continuaremos a promover a arte de Chico da Silva e seus discípulos, Babá, Chica da Silva, Claudionor, Ivan e Garcia, de modo que ela alcance os espaços e prestígio que lhe são devidos.

No mais, muito obrigado e VIVA A ESCOLA DO PIRAMBU!

 

Um projeto apoiado pelo IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) Apoio Institucional: Secultfor, Instituto Iracema e Centro Cultural Belchior Agradecimentos: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará Realização: Instituto Ecocult

bottom of page