
Com o tema “Empreender é nossa praia”, o festival promoveu uma programação 100% gratuita e acessível, reunindo criadores independentes, marcas autorais, instituições de ensino e público em geral em experiências que conectaram cultura, moda e desenvolvimento local.
O Instituto Ecocult no DFB
O Instituto Ecocult coordenou o projeto cultural do festival, garantindo a integração entre moda autoral, identidade territorial e cultura popular. A atuação do Instituto ampliou o impacto do evento com ações que valorizaram o protagonismo de mulheres empreendedoras, a circularidade na moda e os saberes locais dos territórios fluminenses.
Com foco em inovação social e inclusão, o Instituto contribuiu para transformar o ID:Rio em um espaço potente de encontro entre tradição e futuro, arte e mercado, saberes populares e novos negócios.
Do Palácio de Cristal à Praia de Icaraí: dois territórios criativos em foco
PETRÓPOLIS | 11 a 13 de abril
A etapa serrana do festival ocupou o Palácio de Cristal com desfiles colaborativos, mercado criativo e rodas de conversa. Destaques:
-
ID:Rio Fashion Fair Pocket com 20 marcas locais
-
Desfiles do polo da Rua Teresa, Itaipava e Bingen
-
Apresentações da Errejota Collab e Senai Nova Friburgo
-
Painéis do Enel Summit com foco em inovação e moda digital
NITERÓI | 25 a 27 de abril
Na orla da Praia de Icaraí e no Clube Central, a edição niteroiense uniu moda, música, gastronomia e muito conteúdo. Destaques:
-
Desfiles autorais e sociais com Kopsh Brand, CCM, Projeto Bolha, OCA Arte Brasileira e Almir França (upcycling)
-
Painéis sobre empreendedorismo feminino, circularidade e inclusão na moda
-
Shows gratuitos, sunsets com DJs e uma after party no Clube Central
-
Lançamento da ID:Rio Fashion Fair com marcas de todo o estado
Impacto e resultados
-
145 matérias na imprensa, incluindo TV Globo, G1, Veja, O Globo, Band
-
230 postagens nas redes sociais, com mais de 923 mil views e ROI de R$ 53 mil
-
R$ 11,6 milhões em retorno de mídia espontânea
-
Aumento de +242% de visibilidade em relação a 2024
-
Participação de mais de 2 mil jornalistas e influenciadores em ações de divulgação
-
Alcance de mais de 9 milhões de pessoas em mídia televisiva e digital
Um festival que transforma territórios pela moda
O ID:Rio Festival vai além das passarelas. Ele conecta pessoas, movimenta economias locais e reposiciona a moda como linguagem de resistência, geração de renda e identidade. Em sua 4ª edição, o evento reafirma a potência da cultura como eixo estruturante do desenvolvimento.
A curadoria do Instituto Ecocult colaborou para que o festival se tornasse referência em empreendedorismo criativo, diversidade e inovação social — celebrando a moda feita nas bordas, com propósito, afeto e visão de futuro.
Para o Instituto Ecocult, a moda é uma linguagem que comunica território, história e desejo de futuro. Ao coordenar o projeto cultural do DFB Festival 2025, o Instituto reafirma seu compromisso com a potência transformadora das culturas locais, com a geração de renda através da criatividade e com a formação de redes colaborativas no setor cultural e criativo.
Acompanhe o DFB Festival nas redes sociais












